[ editar artigo]

Oportunismo ou oportunidade?

Oportunismo ou oportunidade?

Oportunismo ou oportunidade? No primeiro texto que fiz aqui para a plataforma, levantei algumas divagações sobre o novo essencial. A pandemia trouxe o assunto à tona e, com ele, muitas chances de reflexão.

Volto com o tema pois me deparei com uma matéria falando sobre uma loja que abriu em Miami chamada “Covid-19 Essentials”, que se propõe a vender artigos relacionados à doença: máscara, álcool em gel, aferidores de temperatura e outros itens entendidos como essenciais neste momento.

Um dos sócios da loja disse em entrevista que: “A demanda estava lá. Todo mundo está procurando por máscaras, itens sanitários e tudo que está relacionado à covid." Explica assim, o que parece ser bem lógica, a ideia do novo negócio, como alguém com visão que aproveita uma oportunidade de mercado.

Isso me fez lembrar de uma recente entrevista do publicitário Nizan Guanaes à rede CNN Brasil. Como empresário bem-sucedido, ele foi questionado sobre como os empreendedores devem reagir ao atual momento de crise e a sua célebre frase - “Enquanto uns choram, outros vendem lenços” - foi citada. Nizan rebateu de bate-pronto que o contexto agora é outro, há muitas vidas perdidas, e que usar esta frase no contexto atual fica parecendo cruel.

Essencial também é o bom-senso e, por falta dele, ainda há quem confunda oportunismo com oportunidade.

@curadoriadeinsights

 

O Novo Normal
Sarina Sena
Sarina Sena Seguir

Pesquisadora de comportamento, consumo e tendências. @curadoriadeinsights

Ler conteúdo completo
Indicados para você